quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Antártica esquentou duas vezes mais do que o esperado

A Antártica esquentou duas vezes mais do que o esperado

Enquanto a calota de gelo do Ártico está desaparecendo de forma escancarada, o comportamento da Antártica é menos aparente. Agora, um novo estudo confirma evidências que o continente gelado está encolhendo. Segundo a pesquisa, coordenada por David Bromwich, da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, o lado ocidental da calota de gelo antártica está derretendo duas vezes mais rápido do que se supunha. É uma dos lugares na Terra que esquentou mais rápido nos últimos anos. Isso pode ter consequências para a elevação do nível do mar. O estudo foi publicado na revista Nature Geoscience.
Desde 1958, as temperaturas registradas na estação Byrd, localizada no meio da calota ocidental, subiram de 2,4 a 1,2 graus Celsius. É um ritmo maior do que o aquecimento médio do planeta dos últimos anos.
A ilustração acima mostra como os picos de temperatura vem subindo na estação Byrd. A linha vermelha mostra as temperaturas médias de janeiro desde os anos 50. O recorde foi registrado em 2005, quando a região passou por um derretimento recorde. No mapa acima, quantos dias de derretimento ocorreram naquele verão de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário