terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A PRIMEIRA CIDADE VERDE


Começaram as obras para a construção da Primeira Cidade Verde do Mundo que promete ser livre de emissões de carbono e de desperdício de lixo.
Masdar City - que significa “A Cidade Fonte” em árabe – vai custar 22 bilhões de dólares e está sendo erguida na periferia da cidade de Abu Dhabi – o maior de todos os sete Emirados Árabes Unidos, com previsão de oito anos para ficar pronta.
Ao final de todas as obras, aproximadamente 50 mil pessoas devem se mudar para a cidade, para morar lá e trabalhar nos mais de 1.500 estabelecimentos de negócios que estão previstos para funcionar em Masdar.
O projeto concebido por Foster & Associados têm normas e metas bastante rígidas e que seguem rigorosas políticas sustentáveis e ecologicamente corretas.
A energia usada em Masdar vai ser produzida por painéis solares, e os residentes vão usar como meio de transporte vagões sem condutores que vão circular em trilhos magnéticos. A água será fornecida através dos processos de dessalinização, e vai ser reutilizada para evitar desperdício. A maioria das ruas da cidade terão apenas 3 metros de largura e 70 de comprimento para facilitar a passagem do ar e incentivar a caminhada.
O projeto tem o propósito de se tornar modelo e provar que a vida sustentável é possível e que não se precisa de nenhuma abdicação de luxo ou conforto.
Porém, os céticos temem que Masdar vai se tornar mais um grande empreendimento de luxo para os milionários do Emirado. O esbanjamento de água e eletricidade, o uso desenfreado dos automóveis, garantido pelo petróleo que não pára de jorrar na região, fez do emirado de Abu Dhabi um dos locais que mais emitem carbono e gases do efeito estufa em todo o mundo.
Para mudar esta imagem – e de quebra ainda economizar bilhões de petrodólares- os governantes locais tomaram a iniciativa de planejar e construir a cidade verde.
Com o apoio da ONG ambientalista WWF, o projeto pretende captar 18 bilhões de dólares de empresas internacionais interessadas em participar. O governo de Abu Dhabi vai investir apenas 4 bilhões. Uma vez que Masdar estiver pronta, todas as emissões de carbono que serão economizadas por suas inovações serão transformadas em dinheiro para o país, na forma de créditos de carbono, conforme estabelecem as regras do Protocolo de Kioto.
De acordo com o sultão al Jaber, o chefe executivo da empreitada, a cidade precisará de apenas um quarto da energia utilizada por uma comunidade do mesmo tamanho. O consumo de água também será 60% menor do que o normal.
Os Princípios da cidade de Masdar são:
• 100% da energia fornecida virá de fontes renováveis.
• 99% dos resíduos serão reutilizados, reaproveitados ou usados de maneira ecologicamente correta.
• Sem emissão de carbono, o transporte da cidade será inteiramente público.
• Só será usado material ecologicamente correto, como recicláveis e materiais certificados.
• Apenas alimentos biológicos e orgânicos farão parte do cardápio de Masdar City.
• Consumo de água será reduzido em 50% da média mundial. Todas as águas residuais serão reaproveitadas e reutilizadas.
• Preocupação e cuidado com as espécies (fauna e flora) locais.
• Arquitetura integrará os valores locais.
• Bons salários e condições de trabalho para todos, conforme definido pelas normas internacionais do trabalho.
• Investimentos na qualidade de vida e eventos para todos os tipos de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário