quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dilma cobra investimentos para a educação e anuncia recursos para cidades digitais

Do informativo Gestão C&T

A presidente da República, Dilma Rousseff, aproveitou o Encontro Nacional com os Novos Prefeitos e Prefeitas para pedir apoio aos esforços do governo federal em direcionar 100% dos royalties do petróleo para a educação. Ela salientou que todas as nações desenvolvidas oferecem creches, educação primária e ensino em tempo integral para suas crianças.

Ela garantiu que até o último dia do governo vai lutar para dar mais qualidade ao setor. “O caminho da educação é o que leva ao desenvolvimento efetivo e sustentável. Essa é a oportunidade que nós temos de qualificar e dar emprego de melhor qualidade para os adultos e jovens e romper para os adultos o círculo da pobreza”, afirmou durante a abertura do evento, nesta segunda-feira (28), em Brasília (DF).

A presidente anunciou também recursos novos para os municípios. Ao todo, em 2013, serão disponibilizados R$ 66,8 bilhões que serão usados para financiar projetos em diversas áreas. Entre elas a de cidades digitais. Nessa primeira fase, R$ 100 milhões serão liberados para os prefeitos de pequenos municípios interessados em aderir ao programa.

De acordo com Dilma, o valor será gradativamente aumentado. “Queremos disponibilizar a cada prefeitura as condições para que elas primeiro sejam cidades digitais e, depois, cidades inteligentes”, explicou a presidente. O projeto de cidades digitais possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo.

Ao encerrar o discurso, a presidente cobrou mais integração entre as esferas federal, estadual e municipal. “Temos que trabalhar mais, e mais juntos. Não admitimos discriminação de municípios com base em convicções partidárias”, alertou. Essa é a primeira edição do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas organizado pelo governo federal. O objetivo do evento é apresentar aos gestores os principais programas do governo federal para auxiliar no desenvolvimento regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário