quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Na Austrália, energia eólica já é mais barata que carvão e gás




Quem defende o uso de energias renováveis já escutou o argumento: energia solar e eólica são muito caras e produzem pouco. Com o avanço da tecnologia e políticas de incentivo a energias renováveis, no entanto, isso começa a mudar. Segundo um estudo da Bloomberg New Energy Finance, a energia eólica já é mais barata que carvão e gás na Austrália – o maior exportador de carvão do mundo.
Desde 2011, o custo da geração de energia eólica caiu 10% no país. A queda para a energia solar foi ainda maior: 29%. Além disso, a lei climática aprovada pelo governo da Austrália aumentou o preço das energias de fontes sujas, que agora são obrigadas a pagar imposto sobre o carbono. O resultado é que, em 2013, energia gerada em turbinas eólicas pode ser comprada por 80 dólares australianos (A$) o MW/h, mais barato que as termelétricas a carvão (A$ 143) e gás natural (A$ 116).
Austrália começou a cobrar uma taxa de carbono em julho do ano passado. Cada tonelada de CO2 emitida custa A$23. A medida gerou debates calorosos no Parlamento australiano, e a oposição criticou o governo, argumentando que a taxa aumentaria em 60% o preço da energia. Seis meses após a medida entrar em vigor, a energia aumentou bem menos (cerca de 18%) por causa das medidas que o governo aprovou para que o impacto não caísse sobre o consumidor final. Já o resultado ambiental foi positivo: segundo dados do governo de Julia Gillard, a emissão de CO2 caiu 8%.
Em 2013 a Austrália passará por eleições gerais, e o principal líder da oposição, Tony Abbott, prometeu transformar a eleição em uma espécie de referendo sobre a taxa de carbono. Abbott disse que sua primeira medida, caso eleito, será acabar com o imposto climático. A eleição ocorrerá em um ano em que a Austrália enfrenta fortes impactos do clima, especialmente com calor extremo e incêndios florestais.
A$1 = R$2,02
Errata: o texto inicialmente dizia que o preço da energia caiu 10% e 29% para eólica e solar. Essas porcentagens, no entanto, não representam a queda do preço da energia, mas do custo de instalação dessas energias.
Foto: Turbina eólica em Warrnambool, Austrália. Mark Dadswell/Getty Images
(Bruno Calixto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário